terça-feira, 8 de maio de 2007

Álcacer do Sal


Quem me conhece sabe que adquiri um gosto muito especial por passeios "cá dentro", por todas as razões e mais algumas, mas sobretudo porque o "nosso" país é fabuloso!!

Assim, sempre que posso, não perco uma oportunidade de passar um fim de semana diferente... Nesse sentido, no passado Domingo decidi visitar a terra da minha mãe (Dia da Mãe e tal...), Álcacer do Sal, algo k não fazia há cerca de uma dezena de anos...

Esta vila antiga contínua bonita e simpática, oferecendo aos seus visitantes a possibilidade de se passear agradavelmente pelo centro histórico ou à beira Sado, bem como várias esplanadas e restaurantes na sua marginal...

Até aqui tudo bem!... Como sou fã do nosso fantástico património arquitectónico medieval, o meu objectivo principal era fotografar o castelo que ali ainda existe (a este ritmo não sei por quanto mais tempo)... e qual não foi o meu espanto, quando lá cheguei, por ver o estado em que se encontra... UMA VERDADEIRA VERGONHA!!!

A exploração foi entregue ao privado, que através da instalação de uma pousada impede os turistas de poder visitar o interior do castelo... Conservação do espaço não existe... Ele é fachadas em cimento... eu sei lá...

Quem não conheceu poderá dizer: "Sim senhora... muito bonito, gostei muito", eu cá digo que desvirtuaram um monumento histórico nacional... fiquei decepcionado!!!

Contudo, "gosto não são gostos" e ainda assim penso que se justifica uma visita a esta histórica Vila Alentejana...

Álbum de fotos pessoais:

http://picasaweb.google.com/marcorguerra/AlcCerDoSal

Sem comentários: